sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Igreja do Betel Brasileiro, na cidade de Apodi, está se preparando para a transição pastoral, ou seja, para a saída e a chegada, respectivamente, dos pastores Saulo de Castro e Agnaldo Lopes.

O Pr. Saulo foi empossado, como Pr. da Igreja Betel desta cidade, em dezembro de 2004, onde juntamente com a sua digníssima esposa, a Miss. Sandra de Castro, tem feito um trabalho exemplar, digno de honras, conforme aconteceu em março deste ano, concedidas pelo Legislativo local, quando o mesmo foi homenageado com o título de Cidadão Apodiense.

O Pr. Saulo de Castro desde que assumiu a Igreja Betel, nunca mediu esforços na luta contra os mais diversos fatores que viesse a interferir no bom desempenho da Igreja e, consequentemente, de todos os seus membros. Assumiu desde a posse uma postura considerada por muitos como sendo "linha dura", mas que graças a Deus foi o remédio que a Igreja precisava para despertar da sonolência, da mesmice e do comodismo. A sua pregação "direta", "dura", mas cheia de verdades bíblicas e amor pelo próximo, tem alcançado vidas das mais variadas classes sociais desta cidade, trazendo Salvação e restauração às vidas e famílias apodienses. O seu empenho e amor pela obra do Senhor, fizeram com o mesmo fosse eleito Presidente da COEVAP – Comunidade Evangélica de Apodi – gestão 2007/2009.

No campo social, nunca alguém desta cidade tinha mostrado tanto amor pelas pessoas carentes - e olha que ele não é desta cidade. Conclamou a Igreja para projetos sociais e convidou a sociedade apodiense para participar, dando, cada um, o melhor que se tinha, em prol da classe menos favorecida. E, assim, iniciou o projeto "Betel em Ação", realizado anualmente na Igreja Betel. Os profissionais liberais desta cidade, reconhecendo a importância do projeto e a seriedade com que o Pr. Saulo de Castro e toda a Igreja Betel enfrentava esse desafio, acolheu de braços abertos esta iniciativa e todos os anos, os mais variados setores da sociedade têm contribuído com um dia de ação social, voltada para as pessoas mais carentes. São atendidos de odontologia, enfermagem, aplicação de flúor, corte de cabelos, esteticistas, atendimento médico, minicursos de informática, primeiros socorros, relações humanas, fotografia, assistência jurídicas, entre muitos outros, além de distribuição de um sopão e de sorteio de inúmeros brindes.

O ano de 2008 foi marcado pelas enchentes em toda a região da várzea deste município e, mais uma vez, o Pr. Saulo não mediu esforços no intuito de ajudar às pessoas desabrigadas. Foram vários dias de resgate e assistências a essas pessoas e, junto com as equipes de busca e resgate conseguiu minimizar a situação catastrófica das pessoas.

Não dá para descrever o trabalho deste homem de Deus através de tão poucas palavras, pois as suas realizações foram muito além do que ações visíveis à sociedade. O seu trabalho, o amor dedicado à obra do Senhor, o zelo pela Palavra da Salvação e a dedicação de sua vida em prol das vidas dos desamparados e necessitados são exemplos que não apenas a Igreja Betel de Apodi e a Comunidade Evangélica desta cidade souberam reconhecer, mas que toda a sociedade a cada dia reconhecia mais as virtudes, o caráter, a responsabilidade e o amor que este servo tem pela Obra do Senhor.

Apodi só tem a agradecer os benefícios prestados por esta família nesta cidade. A Igreja do Betel desta cidade chora a sua iminente despedida. Mas, ao mesmo tempo, glorifica a Deus pela benção que foi a vinda do Pr. Saulo de Castro e de sua família para esta igreja e esta cidade.

Glorificamos a Deus, pois sabemos que ele enviado pelo Senhor para restaurar esta igreja e a vida de seus membros. E, hoje, mais uma vez damos glórias ao Senhor dos Exércitos, pois sabemos que a sua partida faz parte dos projetos de Deus para a restauração e avivamento daquela igreja e cidade (Parauapeba-PA) e não podemos e nem devemos ser egoístas a ponto de querer negar esta tão preciosa benção para àqueles que hoje, se encontram em situação de urgência e carência da Palavra de Deus.

A transição se aproxima, possivelmente será na primeira quinzena de julho, e enquanto isso continuamos a glorificar a Deus pela Sua Soberania, Majestade e Poder, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”.(Rm. 8.28).

Desde segunda-feira (08/06/09) contamos com a presença do Pr. Agnaldo Lopes e de sua digníssima esposa, Miss. Cláudia e de sua filhinha Ana Beatriz. Os mesmos estão fazendo uma visita de reconhecimento e da igreja e de seus membros, assim como também da cidade, onde futuramente estarão assumindo a direção desta igreja.

Aos betelinos resta a satisfação de saber que não ficarão desamparados – não no sentido restrito da palavra -, mas, em saber que o seu futuro pastor é um homem de Deus, cheio de conhecimentos e unção do Senhor. Um servo do Senhor que tem desenvolvido um excelente trabalho à frente de todas as Igrejas por onde tem passado e que, com certeza, tem muito a contribuir para a continuidade do crescimento espiritual e social desta igreja e desta cidade. Não cabe a ninguém fazer comparações deste ou daquele pastor, mas em aceitar a vontade divina e juntos continuar vivendo não como cidadão desta terra, mas como cidadão do reino de Deus e, que independentemente de quem seja o pastor, a obra é do Senhor Jesus e esta deve continuar a crescer e a alcançar vidas para o crescimento da igreja e a glorificação do Senhor.

Ao Pastor Saulo de Castro e família, desde já agradecemos muito pelo trabalho prestado a esta igreja e a esta cidade e particularmente a este servo do Senhor. Com certeza o Senhor Jesus vai a sua frente abrindo caminhos e preparando os corações para a aceitação de Sua palavra. E onde quer que esteja, sabe que ganhou muitas vidas para Jesus e muitos admiradores para a sua lista de amigos/irmãos e que, uma vez família, sempre família.

Ao Pastor Agnaldo Lopes e família, as nossas boas vindas. Sabemos, assim como também o Rev. também sabe – já tem experiências acumuladas – que neste momento de transição os corações dos irmãos estão “partidos” pela despedida, até pouco tempo atrás, inesperada, e que, portanto, a “tristeza” pela partida do Rev. Saulo de Castro é justificada pelo muito amor dado e recebido por esta e a esta igreja, mas que, em hipótese alguma, seja significado de rejeição de vossas pessoas, pelo contrário, a igreja já começa a vê-lo com “bons olhos” e muito se agrada com a sua breve vinda. Esta é a minha opinião, mas sei que ela é compartilhada pela grande maioria dos betelinos apodiense.

Ir. Roberto Franco

Nenhum comentário: