sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vingar-se? De jeito nenhum!

Texto: Romanos 12.17 - 30/01/2009
Praticamente não existe um dia em que não deparemos com notícias que falam de pessoas que, por vingança, tiraram a vida de alguém. É o pai vingando o estupro sofrido pela filha, é o filho vingando o assassinato do pai, é o cônjuge traído eliminando a pessoa que o traiu e por aí vai.
O apóstolo Paulo, no texto bíblico de Romanos, capítulo 12, versículo 17 (NTLH), aconselha aos cristãos de Roma: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros.” Um pastor que trabalha como professor de Cultura Religiosa numa universidade, certa vez contou que, ao abordar com seus alunos alguns dos ensinamentos de Jesus em suas parábolas, ouviu que muitos deles acham impossível não ter no coração o sentimento de vingança quando algo terrível acontece com algum dos seus familiares ou com um amigo muito próximo. Ele afirmou que boa parte deles era favorável ao “olho por olho, dente por dente”.
Precisamos admitir que este sentimento, a vingança, é uma inclinação à qual precisamos resistir com força. No entanto, também é verdade que Jesus, o nosso Salvador, capacita-nos para que vençamos tal desejo e ajamos como ele, o nosso Senhor, espera que seus seguidores ajam. Para tanto é preciso que cada um de nós, cristãos, ore pedindo que Deus nos fortaleça a fé e nos encha o coração dos mesmos sentimentos que havia no coração dele. Isso não significa que não queiramos que a justiça prevaleça ou que as coisas aconteçam de acordo com o que a lei prescreve. Mas não seremos nós os vingadores que farão a justiça pelas próprias mãos.
Que diante de situações difíceis, quando somos afetados pelo mal, possamos seguir o que Paulo nos recomenda no texto de hoje, a saber: Não paguemos a ninguém o mal com o mal. Procuremos agir de tal maneira que venhamos a receber a aprovação dos outros (Rm 12.17).
Jesus, ao ser condenado à cruz, mostrou o seu grande amor e misericórdia para conosco. Ele não ressuscitou para se vingar dos seus acusadores, mas para oferecer a todos o perdão e a vida eterna. Quem crê em Jesus tem um coração novo, renovado pelo seu amor e disposto a perdoar.
Oremos: Senhor Deus, seguir a tua vontade nem sempre é fácil. Perdoa-nos quando nos deixamos dominar pelo sentimento de vingança. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: